top of page
Buscar

Yôga, a arte milenar do autoconhecimento!



ree

Há milhares de anos os rishis, os sábios da antiguidade, através da auto-observação e do auto-conhecimento, deixaram uma herança muito valiosa. São  técnicas para aprimorar o corpo, dezenas de exercícios respiratórios, técnicas de descontracção, desintoxicação e fortalecimento dos órgãos internos, centenas de mantras, exercícios de meditação, etc. Esta filosofia que surgiu há alguns milénios, o Yôga Antigo, hoje é conhecida como Swásthya Yôga.

Quando se fala de Yôga surge muita confusão e é natural que assim seja, uma vez que grande parte do que se encontra registado em livros não faz parte do seu contexto autêntico e legítimo. O Yôga nasceu na Índia há mais de 5.000 anos a Noroeste da Índia, no vale do Indo. É  uma filosofia milenar que imprime nas suas técnicas e conceitos a união entre corpo físico, energético, emocional e mental, levando a um alto-rendimento do real potencial latente do praticante.

Ao longo desses milénios o Yôga/Yoga  (pode ser escrito das duas formas) foi sendo praticado e interpretado no seio de diferentes culturas que o moldaram segundo os seus valores e conveniências. Nos ultimos tempos têm surgido várias modalidades inspiradas no Yôga, que misturam técnicas de Yôga com outras práticas físicas ou técnicas de bem estar que nada tem haver com o Yôga e contribui para a confusão à volta desta prática milenar.

Yôga é a arte de bem viver, redescobrindo se, levando o ser humano a um estado de autoconhecimento para reaprender a viver, interagindo consigo, com os outros, procurando uma maior harmonia com a natureza e melhor qualidade de vida.

Através da prática Yôga, trabalha se a auto-observação e o autoconhecimento. Com as suas técnicas  aprende-se hábitos de vida saudáveis, como  a cuidar do corpo, a respirar melhor, a gerir melhor o stress, fortalecer a capacidade de raciocínio e foco,  a relaxar e a viver de forma mais consciente, presente e otimista.


 
 
 

Comentários


bottom of page